Da Psicanálise

29/03/2010 23:23

 


 

 

 

 

 

 

 

Da Psicanálise

William Buonani Gouveia

09/12/2009

 

"Psicanálise" é um termo criado por Sigmund Freud, em 1896, para nomear um método particular de psicoterapia (ou tratamento pela fala) proveniente do processo catártico de Josef Breuer e com base na exploração do inconsciente, com a ajuda da associação livre, por parte do paciente, e da interpretação, por parte do psicanalista.
Por Extensão dá-se o nome de psicanálise:
1º Ao tratamento conduzindo de acordo com esse método;
2º À disciplina fundada por Freud (e somente ela), na medida em que abrange um método terapêutico, uma organização clínica, uma técnica psicanalítica, um sistema de pensamento e uma modalidade de transmissão do saber (análise didática, supervisão) que se apóia na transferência.
3º Ao movimento psicanalítico, isto é, a uma escola de pensamento que englobam todas as correntes do Freudismo.

 

O Processo psicanalítico permite ser utilizado para o autoconhecimento, tratar de fobias, depressão, síndrome do pânico, vícios, compulsões, perversões, distúrbios alimentares, angústia, inibições sociais, comportamentos agressivos e dissociativos, psicoses, esquizofrenias, traumas, alcoolismo, tabagismo, dependência química, dependência emocional.
 

 

Estudos recentes comprovam a eficácia da terapia e o crescente número de pessoas beneficiadas. Todas as pessoas têm a necessidade de compartilhar suas emoções e vivências, fazendo com que se sintam melhores e confiantes em suas escolhas e decisões. O processo psicanalítico lhe proporciona o desenvolvimento de suas potencialidades, reavalia o seu passado desprogramando continuamente traumas e repressões, revitalizando o corpo emocional, fortalecendo-o e desenvolvendo a sua autonomia.
Quando uma pessoa avalia a sua vida e questiona qual o objetivo de sua existência ela deu p primeiro passo para o autoconhecimento.
E quantas pessoas vivenciam relacionamentos amorosos conflitantes, repletos de frustrações e discussões que não lhe proporciona crescimento pessoal? E ainda assim continuam vivendo relacionamentos desta maneira. A psicanálise tem as condições de ajudar você a superar condições limitantes e também e também ajudar no autoconhecimento conduzindo-a uma vida mais consciente e feliz. A psicanálise está disponível para atendimentos individuais, grupo e casais.
Voltar