Perguntas Frequentes

Como saber quais das terapias que me beneficiará ou se preciso fazer alguma terapia?

 Se você não se sente bem, seja com seu corpo, seja com sua mente, seu espírito, sua família, seu trabalho, você pode precisar de algum cuidado terapêutico.

Se você, ao invés disso, sente medo do futuro, de se relacionar, de tomar decisões difíceis, de lidar com algumas situações da sua vida (no passado ou no presente), então você pode se beneficiar também de um atendimento terapêutico.

Se você não sente prazer nas coisas que antes te davam prazer, se comer é sinônimo de "obrigação", "compulsão" ou "proibição", se sua vida afetiva não está saudável, se sua vontade de viver está diminuindo, se você se sente enfraquecido(a) ou frágil, uma terapia te faria muito bem.

Você não precisa passar por situações tão difíceis da vida dependendo somente de sua força de vontade. Você pode contar com terapeutas que te ajudem a encarar situações difícies da sua vida, além de tratamentos que possam suavizar a dor.

Ligue para nós para marcar uma consulta sem compromisso, para conversar sobre seu problema e receber orientação sobre as terapias mais indicadas.

O que é acupuntura?

A Acupuntura é uma das vertentes pertencentes às técnicas terapêuticas tradicionais chinesas, cujo registros históricos datam o início da prática para além de 5000 a.C. Seu principal objetivo é restaurar a saúde através do equilíbrio das forças yin e yang de seu corpo, além de restaurar o fluxo natural de energias e líquidos corporais no corpo.

Como funciona a acupuntura?

 A acupuntura tem como princípio a restauração do equilíbrio entre as energias yin e yang do corpo, em seus principais sistemas. Através do equilíbrio, o corpo se fortalecerá, conseguindo combater de forma mais eficaz as doenças e recuperar-se de doenças crônicas.

O que são forças yin e yang?

Forças yin e yang são forças antagônicas em nosso corpo, porém que devem ser equilibradas para se obter a saúde. Quando uma destas está a mais ou outra está a menos, o corpo adoece.

 Forças yin são as forças ditas "densas" do corpo, as que formam a estruturação dos órgãos. Sem as forças yin, os órgãos seriam deformados ou frágeis. É uma força densa, fria, escura, feminina, estruturante, parada e introvertida.

Forças yang são as forças ditas "leves" do corpo, que mobilizam as funções dos órgãos. Sem as forças yang, os órgãos não funcionam adequadamente. É uma força leve, quente, clara, masculina, dinamizante, em constante movimento e extrovertida.

A acupuntura pode ser utilizada em quais transtornos?

A acupuntura, devido ao seu caráter energético, integral e biopsíquico, pode tratar virtualmente qualquer transtorno, porém o tratamento alopático com o médico não pode ser dispensado. A acupuntura apresenta resultados surpreendentes especialmente em casos de má circulação, dores crônicas, zumbido no ouvido, ansiedade, depressão, tabagismo e transtorno de pânico.

As agulhas de acupuntura causam dor?

 Não. As agulhas são maciças e da espessura de um fio de cabelo. As agulhas de injeção, ocas e muito mais espessas, podem causar alguma dor, porém não é esse tipo de agulha que será utilizada nas sessões.

As agulhas penetram aproximadamente até meio centímetro na pele, o que não causa dor nem penetra músculos, ossos ou órgãos.

O paciente pode sentir sensação de choque ou queimação, indicadores de que a energia estagnada naquele ponto está voltando a fluir. Os chineses chamam esse fenômeno de "De Qi".

Na acupuntura só se utilizam agulhas?

 Não. A acupuntura geralmente é constituída por dois tratamentos concomitantes: A aplicação de agulhas e a moxibustão.

A moxibustão constitui-se na aplicação de calor em determinados pontos, por meio da brasa na ponta de um bastão de erva artemísia. Aproximando a brasa a alguns centímetros do ponto e deixando o calor ser absorvido pelo ponto, o tratamento anula quadros de frio, de mucosidade, vento, fleuma e yin. Na modalidade utilizada pela Clínica Buonani, que é a padrão no Ocidente, a brasa não deve entrar em contato com a pele nem o calor deve permanecer a ponto de causar desconforto. O paciente avisará quando estiver quente demais.

Também há outras técnicas que são usadas junto com a acupuntura, como a Ventosa, a Auriculoacupuntura, reflexologia podal e manual (Koryo), sangria, fitoterapia chinesa, shiatsu, tui-ná e práticas de ginástica (qi gong, lian gong, xiang gong, etc.)

Que roupas devo usar para as sessões de acupuntura?

 Dê preferência para roupas confortáveis, soltas, de pano mole, para tornar o acesso aos pontos de acupuntura mais fácil. Como existem diversos pontos nas pernas, recomenda-se não usar calças que não se consiga dobrar o pano das pernas com facilidade (como sarjas grossas ou calças jeans de tecido muito espesso)

O que é psicanálise?

 Psicanálise é uma técnica de estudo do inconsciente, voltada para o rememoramento e revivescência dos fatos traumáticos, além da ressignificação dos seus valores conforme estes se mostrem danosos para a pessoa (em sua própria concepção). Seu objetivo é dar um novo sentido à vida do analisando, descobrir a raiz de seus sintomas e, conforme o processo se dá, também podem ocorrer o desaparecimento destes.

O psicanalista dá conselhos ou broncas?

 Não. O psicanalista não julga nem coloca suas próprias ideias para o seu analisando. O próprio analisando que deverá entender suas próprias ações, já que ele é o dono e responsável por sua vida. Neste aspecto, o psicanalista está lá para apontar como é a relação do analisando com o mundo, com as pessoas e consigo mesmo, sem inculcar seus pressupostos.

Psicanálise é bater papo?

 Não. No processo psicanalítico, o analisando contará o que vier à sua mente, independente do que seja, sem nenhum tipo de censura ou repressão. O psicanalista então ouvirá e interpretará, devolvendo sua interpretação ao analisando para que ele elabore um sentido para aquilo.

Tem diferença entre conversar com um amigo e com um psicanalista?

 Sim. Na conversa com um amigo, ele irá te contar coisas da vida dele, irá te dar conselhos, aprovar ou repreender suas ações. Provavelmente também poderá não estar tão preocupado com seus sintomas e não manterá o sigilo absoluto de tudo que você contou para ele. O psicanalista, no entanto, está lá para você. Ele estára de todo ouvidos, acolhendo a sua dor e, no processo, juntos estarão reorganizando a vida emocional e as vivências do analisando.

O psicólogo é "médico dos loucos?"

A psicologia é bastante útil para atender pacientes com psicose sim, porém a psicologia serve para todo tipo de pessoa que busca compreender-se, entrar em contato com sua própria essência, trabalhar suas dificuldades e viver de forma melhor consigo mesma.

Por quanto tempo devemos usar os fitoterápicos ou suplementos nutricionais?

 

Em abordagens preventivas por um mês. Quando o paciente refere sintomas iniciais de desequilíbrio, cansaço, etc., recomenda-se estender o uso das plantas medicinais e outros suplementos nutricionais por três meses.

Contato

Núcleo Buonani Rua Carlos Weber, 1280.
Sala 03.
Vila Leopoldina, São Paulo.
CEP 05303-000
(11) 9.7633-1907

(11) 9.5636-8034 Whats.
buonani@gmail.com