Da Acupuntura

29/03/2010 23:21

 


 

 

 

 

 


 

 

 

Da Acupuntura

William Buonani Gouveia
08/12/2009


A acupuntura é considerada um dos sistemas tradicionais mais antigos de cura chinesa, existente desde 5000 a.C., que traz benefícios que abrangem todo o organismo.

A acupuntura e a fitoterapia chinesa podem e devem ser utilizadas como terapias que auxiliam e complementam o tratamento médico convencional. A acupuntura pode ser usada como tratamento em todas as doenças, devido à sua visão energética de homeostase e doença, que, para o cientista ocidental ortodoxo, muitas vezes é mal compreendida, enquanto para os orientais não é uma questão de conceitos e sim de fatores. A medicina tradicional chinesa tem base em técnicas naturais, e tem comprovado o seu beneficio em oferecer qualidade de vida, benefícios estéticos e emocionais. A atuação da acupuntura é ampla, em doenças recentes a recuperação é maior e nas crônicas proporciona melhora dos seus sintomas e gera qualidade de vida ao paciente. Quando empregada como terapia preventiva evita que a doença se manifeste plenamente.


Seus conceitos são de difícil compreensão para a ciência medica ocidental. Suas teorias são retratadas na obra clássica de medicina do imperador amarelo, datada de 300 a.C.
Nas últimas décadas, a milenar técnica chinesa ganhou mais credibilidade e impulso no Ocidente, com diretrizes que regem sua utilização e a organização de sociedades de profissionais capacitados em sua execução.

Os pontos de acupuntura, quando estimulados, desencadeiam processos que facilitam a regeneração e o equilíbrio do corpo.

Os meridianos transportam para o corpo a ‘’energia vital’’, o qi. O Qi provem de três fontes principais:
- O qi ancestral, energia herdada de nossos pais,
- O qi adquirido por meio da absorção dos alimentos,
- E o qi do ambiente no qual estamos inseridos.

De acordo com a cultura e filosofia chinesas, o corpo possui duas forças opostas: Yin e Yang e quando essas forças estão equilibradas, o corpo está saudável.
Quando essas energias estão desequilibradas, as doenças se manifestam.
A acupuntura trata das síndromes energéticas, considerando o corpo como um todo, corpo mente, espírito.

Para a medicina tradicional chinesa leva-se em consideração o histórico de vida do paciente, hábitos de vida, temperamento, biótipo, alimentação e condições climáticas, inspeção da língua e pulso.
Concluindo os meridianos a serem estimulados o acupunturista insere agulhas nos pontos escolhidos promovendo movimentação do fluxo de energia Qi.

Recentemente, a faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) divulgou um estudo conclusivo citando que meia hora de sessões de acupuntura três vezes por semana nos mesmos dias de aplicação da quimioterapia foram suficientes para acabar com dores, náuseas, vômitos e desconfortos provocado pelo tratamento.

Voltar