Blog

Curiosidades.

05/02/2015 16:34

Valdés complementa dizendo que os povos indígenas já conheciam mais de duas mil plantas medicinais e eram capazes de realizar operações e cuidar de fraturas ósseas. Tinham, ainda, técnicas mais avançadas de obstetrícia do que as da Europa, à época. De acordo com o professor, pode-se dizer que a medicina indígena é uma das expressões culturais que mais se mantém, desde essa época.

FONTE: https://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3708/-1/medicina-indigena-da-magia-a-cura.html

A crença nas simpatias de fim de ano.

05/02/2015 16:25

Já fiz tanta simpatia para ter dinheiro, que só fiquei foi mais é pobre. Se dependesse da cor das roupas, sementes na carteira, pular ondas, banhos de ervas, velas que acendi e oferendas que fiz era pra tá rico. Hoje ficarei muito satisfeito se conseguir ter um Governo que não me esfole mais com impostos e o invista em benefícios. Mantenho minha fé, mas ela já não é mais a mesma, ainda bem. Hoje eu tenho outra relação com a fé, mais madura e sem esperar tanto.

2015

05/02/2015 16:23

Todo mundo quer saber o que vai ter no ano de 2015. Simples: Vai ter alegrias e tristezas, nascimentos e mortes, a necessidade de mudança política vai continuar em alta, doenças e curas, perdas e ganhos, conflitos em casa, no trabalho, na vida sentimental. Nada vai ser excepcionalmente diferente, tudo será igual. A única coisa que pode mudar é sua atitude frente à tudo isso, os recursos que você irá usar para aceitar o fluxo natural da vida, os recursos que você usará para desenvolver habilidades como: paciência, determinação, compreensão, resiliência, foco, resistência, auto-conhecimento e sabedoria. Então relaxe e não se prenda a previsões que nunca preveem nada além do óbvio.

Casais e Familiares.

05/02/2015 16:21

Sobre Terapia de Casal. É muito comum perceber a influência positiva e negativa dos pais de cada pessoa que constitui o casal. Portanto, ABRAM os dois olhos bem abertos, o máximo que puder. Pois, tem muito casamento e relacionamentos que afundam por ter uma "ajudinha" dos pais de um dos lados ou de ambos os lados. Todo filho vai herdar pela educação (Convívio) aspectos positivos e negativos de seus pais, isso já é o suficiente para o casal ter de resolver/elaborar durante toda a sua vida conjugal. Imagine este desafio piorado com a influência dos pais do casal, pode ter certeza que de forma direta e indireta o casal será afetado. E nunca tente competir com um dos pais de sua/seu amada(o), pois, você sempre irá perder. Natural! Felizes são os casais em que os pais influenciam positivamente, à favor do casal. Estes possuem maior garantia de sucesso e alegrias!

Terapias na Promoção da saúde.

05/02/2015 16:20

Todo Processo Terapêutico é Prevenção e Promoção da Saúde. Quando você pensa no Valor que pagará por sessão, deve pensar também no valor que a manutenção semanal da sua saúde irá lhe proporcionar à médio e longo prazo. Digamos que você vai tratar de sua ansiedade e compulsão, pois, estes estão lhe causando insônia, perdendo a motivação, fazendo seu rendimento profissional diminuir, aproveitando menos a companhia de pessoas que ama e aproveitando menos as oportunidades, está gastando dinheiro com remédios, está comendo provavelmente muito carboidrato, aumentando o peso, o colesterol, abrindo a porta para o diabetes e pressão alta. Todo processo terapêutico evita que você adoeça facilmente. Todo processo terapêutico fortalece sua autoestima, lhe deixa consciente e com foco. Ajuda a se recuperar mais facilmente de medos e inseguranças. Pense o custo benefício e coloque na balança.

Trânsito.

05/02/2015 16:12

Hoje vi um carro que tinha um adesivo no vidro de trás dizendo: Não carregue a morte de ninguém com você, seja consciente no trânsito. E achei legal, inclusive penso que deveria ter dois desses, um para o motorista do próprio carro ler ao entrar em seu veículo e atrás para os outros lerem também. Afinal, mortes e acidentes de trânsito não são causados pela bebida ou por substâncias e sim Causados por QUEM USOU e teve sua consciência alterada. É um problema de quem dirige pensar ao entrar em seu carro: - Eu não quero matar ninguém e nem acidentar alguém. Portanto não vou correr, não vou usar nada que diminua minha atenção no volante. Pessoas com a cabeça carregada de pensamentos ruins, preocupações e raivas tornam-se destrutivas e esta destrutividade se volta como desprezo pela própria vida e pela vida alheia.

Atordoados por excesso de pensamento desorganizado.

05/02/2015 16:10

As pessoas andam nas ruas imersas em suas crises existenciais, em suas dúvidas, conflitos, emoções, anseios, angústias, medos, preocupações, incertezas e então você pode observar que tem um monte de gente andando igual barata tonta pelas ruas, parecem perdidas, trombam em você, caem, chocam-se umas as outras, atropelam...Tudo isso porque seu foco não está ali no espaço físico e presente, sua consciência corporal é muito baixa acarretando em acidentes. Só por isso, você tem razões suficientes para submeter-se a um processo de psicoterapia.

Um excelente dia para você!

08/08/2011 00:42

Um Excelente dia para você

William Buonani Gouveia

08/08/2011

Que eu tenha hoje e sempre Fé.

Que eu abra mão dos prazeres fúteis para aqueles que elevam a alma.

Que esteja sempre a disposição da vida, do amor e da espiritualidade.

Que eu cante e dance pelas bençãos de hoje.

Que eu seja merecedor de perdão e também perdoe as dores e ofensas recebidas.

Que o sol me acorde cedinho,entrando pela janela de minha morada.

Morada que é um templo vivo e sagrado.

Que as forças divinas mudem meu destino de ruim para excelente.

Que as forças criativas adentrem meu espaço de trabalho para favorecer à todos.

Que eu louve mais este dia,que não tenho que estar doente ou em hospital.

Que as forças divinas acalmem os que estão hospitalizados e em sofrimento.

Minha gratidão pela minha fala,por poder movimentar-me e expressar-me.

Que aqueles que quiserem me impor infelicidade,possa meu sorriso abrir-se como o sol e mudar a sorte para felicidade em abundância.

Que eu pare,respire e perceba as bençãos mesmo nas adversidades, que serão passageiras e minha sorte mudará novamente.

Minha sorte, nossa sorte, que todo movimento seja de esplendor.

Recebendo em sua casa, em sua estrada a luz da sabedoria.

Recebendo a Cura e o Equilíbrio.

Recebendo a calmaria e o abraço daqueles que nos é importante.

Recebendo amigos e familiares em volta da abundância de nossa mesa.

Recebendo a esperança dos pequenos que pulam no sofá.

Renovando as forças e energias,honrando os ancestrais.

Que ao abrir os olhos eu enxergue oportunidades e gratidão.

E que ao fechá-los eu tenha a certeza que tudo que fiz foi grandioso e digno de contentamento.

Que este dia e todos tenham o frescor das flores na beira da cachoeira e daquela paz sentida ao ouvir a água se divertindo e dizendo:

Você é filho da água e não existem obstáculos para a água,pois nada pode com sua vitalidade. Ela apenas desvia e continua sua jornada,alegre e próspera.

 

Que sua semana seja Perfeita !

Treinamento Chinês de Energia - Qi Gong

06/10/2010 14:18

Treinamento Chinês de Energia - Qi Gong

Exercícios Introdutórios do Tai Chi Chuan

Carlos Magno Scotto

06 de Outubro de 2010

O Qi Gong surgiu em tempos imemoriais e cresceu junto com a cultura chinesa. Há sete mil anos surgiram a teoria e a filosofia do Ba Gua, base do I Ching. Em 4.600 antes de Cristo nasceu o Nei King, o primeiro livro de Medicina Chinesa. Lao Tsé, maior expressão do Taoismo Chinês, escreveu o Tao Te King e influenciou a forma de sentir e interpretar o Qi. O Qi Gong está ligado às vertentes filosóficas do Taoísmo, cujo princípio busca fortalecer o caráter e a moral; do Budismo, cujo princípio é cultivar a energia e a saúde; e do Confucianismo, que tem por objetivo alcançar níveis de consciência e de espírito mais elevados.

 Para o TAO, preservar o corpo requer proteger e concentrar o espírito. É uma relação Mãe - filho. A mente é a Mãe. Não pode haver dissociação entre espírito e corpo, pois o espírito acompanha o movimento do corpo. O espírito é a própria energia, e onde o espírito está - a energia está unida. O estresse dispersa o espírito e a energia. Quando o espírito está recolhido, a energia também está coesa, é o filho que volta para casa. O Filho é o Espírito, e onde ele está - a Mãe Energia (Coração) o acompanha.

 

Efeitos Fisiológicos do Qi Gong

 

Muitas doenças decorrem da ausência de descanso, dormir pouco e intranqüilidade. Os Exercícios do Qi Gong promovem o descanso, o repouso, a concentração de energia Yin. O Qi Gong mobiliza uma Energia Sutil e ativa o Sistema Parassimpático, promovendo reparação de lesões, de células de defesa, a síntese de proteínas e a produção de ondas alfa no sono. A concentração da mente e das emoções interfere sobre o Sistema Tálamo-Hipotálamo, aumentando a percepção do que ocorre no self, inconsciente, funcionando como uma âncora interna. A respiração de energia associada a uma nova dinâmica postural, no exercício, gera energia e produz uma nova postura física, emocional e mental. A Prática do Qi Gong é uma VERDEIRA CINESIOTERAPIA, ou EXERCÍCIOS FISIOTERÁPICOS,fundamental às pessoas da terceira idade, promovendo aumento de flexibilidade, resistência muscular, força muscular, coordenação motora, equilíbrio corporal, aquecimento do corpo todo, liberação de endorfinas e redução da dor. A hipertensão arterial, que é tratada com um Qi Gong Específico, requer a expiração mais longa para ativar o Sistema Parassimpático. O Qi Gong melhora a Qualidade de Vida através do incremento das Funções Fisiológicas Normais, ativa o metabolismo e as funções glandulares, otimizando a vitalidade, a disposição, o rejuvenescimento. Estes Exercícios desenvolvem três qualidades: disciplina, força de vontade e autoconfiança.

 

Classificação do Qi Gong:

 

1. Qi Gong Duro, Qi Gong de Movimento (Marcial, de Natureza Yang), aplicado na luta e demonstração de força, nas artes marciais, incluidos os Alongamentos de Meridianos. WAI JIA, a escola externa de origem budista.

 

2. Qi Gong Suave aplicado na cura, no relaxamento e na auto-ajuda. Usado o Treino da Serenidade para a meditação. NEI JIA, a escola interna, de origem taoista, é o desenvolvimento da prática, como nos exercícios do Tai Chi Chuan.

 

3. Qi Gong Medicinal: praticado pelo paciente, emitido por um mestre de Qi Gong, o que é chamado de FA GONG, emitir, expelir.

 

4. Qi Gong Espiritual: segundo a origem: Taoista, Budista e Confucionista.

 

5. Qi Gong Dual: usado na prática das relações sexuais, do Taoismo do Sul da China.

 

6. Qi Gong Externo busca um contato maior com o Cosmos, o que, combinado com o Qi corporal, confere um poder usado para a cura.

 

7. Qi Gong Interno se propõe à autoterapia, autoconhecimento, autocontrole e auto-ajuda.

 

Objetivos do Qi Gong

 

1. Ser a base para o Diagnóstico dos Meridianos.

2. Manter a Energia fluindo em boa quantidade, sem estagnações para que os órgãos fiquem energizados e saudáveis, semelhante a um Sistema de canos de água novos e limpos.

3. Proteger o corpo contra a entrada de Energias Climáticas (Frio, Vento, Umidade e Calor), das Energias Psíquicas Externas e, proteger contra os efeitos nocivos da raiva, do medo, da ansiedade e da excessiva preocupação.

4. Captar energia do Cosmos, dos alimentos e do ar para revitalizar e adquirir energia de reserva.

 

Bibliografia:

 

1. Wong, Ming, Ling Shu, o Eixo Espiritual, Editora Andrei.

2. KELEMAN, Stanley, Anatomia Emocional, Summus Editorial, 1992, São Paulo.

3. Pai Lin, Liu, - Aulas de Tao In, Treinamento Taoista de Energia através da Tradição Oral. Instituto Pai Lin de Ciência e Cultura Oriental – SP, de 1990 a 1994.

4. Pai Lin, Liu, Nove Formas para Restabelecer a Vitalidade, Treinamento Taoista para o Rejuvenescimento - Associação Tai Chi Pai Lin 1994 - SP.

5. El Qi Gong y Sus Conocimientos Ediciones en Lenguas Extranjeras. Ed. Corporación China de Comércio Internacional del Libro. Impresso en La República Popular China, 1990.

6. Chia, Mantak - A Energia Curativa Através do TAO, Ed. Pensamento - SP.

7. Masanaga, Shizuto Zen - Exercícios Imagéticos, Summus Editorial - SP.

8. Pradipto, Mario Jahara, Zen Shiatsu, Summus Editorial, 1986.

9. Curso Qi Gong - Energização Aplicada à Saúde - Profº Haiashy, 1992, SP. 

Prosperidade

29/03/2010 23:33

 

Prosperidade

William Buonani Gouveia


22/02/2010.


 


 


Crescer e se desenvolver está relacionado com a energia da Madeira no conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa. A Madeira relaciona-se com os músculos,tendões,com os olhos,com a cor verde e com o movimento.Se a energia da Madeira está estagnada na vida da pessoa surgem as doenças,na casa surge problemas na estrutura e no trabalho as dificuldades financeiras,lembrando que os cinco elementos se materializam através de nossas ações,que estão orquestradas com nossas emoções e sentimentos...