Blog

Relacionamentos 2

05/02/2015 17:25

Reflexão Sobre Psicanálise e Relações Extra-Conjugais.
O Primeiro argumento que escutamos quando alguém fala sobre relações fora do relacionamento é que o motivo trata-se de tocar, possuir, experimentar um corpo diferente. Ao passo que aprofundamos a reflexão vamos encontrando outros elementos, tais como: Seduzir o outro, ser desejado pelo Outro, ser Admirado, Conseguir Conquistar o Outro, fazer-se ser olhado pelo Outro. Aqui brevemente podemos pensar alguns elementos em ação : Baixa Auto-Estima, Vaidade, Egoísmo, Sentir-se no Controle ou no Poder da Situação, Sentir que é Bonito ou Especial, Sentir que nem todas as pessoas o Despreza, satisfação ao Vivenciar que pode fazer o Outro ficar refém de seu potencial físico ou emocional, Provar algo pra si mesmo ou para o grupo social que participa, Sentir-se Recompensado, Aliviar angústias emocionais de diversas origens. As relações extra conjugais não se sustentam apenas pelo motivo da aparência e desejo físico por alguém, trata-se muito mais de Viver e Expressar seu Mundo Subjetivo e Emocional. A Relação Extra Conjugal nos revela a Dinâmica Interna das Pessoas, seus medos, receios, dores, angústias, abusos, arrogâncias, prepotências, vaidades, egoísmos, instabilidades, comportamentos aprendidos pela influência do meio na qual está inserido são alguns dos pontos a serem avaliados por cada um de nós. Deitar em um Divã e aceitar o Desafio de uma boa vivência Psicanalítica é para pessoas corajosas e desejosas de Compreender seu Funcionamento Psíquico.

Relacionamentos.

05/02/2015 17:19

Quantos casais terminam seus relacionamentos por não conseguirem administrar e aceitar a Sombra do Outro? Em uma sociedade patriarcal e machista as mulheres sofrem mais com as expectativas que colocam sobre o comportamento dos homens, ansiando que eles não tenham olhos e nem pênis para outras vaginas...Na maioria das vezes, pura ilusão. Tem aquelas pessoas que conseguem não ter pênis para outras vaginas? Tem! Tem pessoas que conseguem não ter vaginas para outros pênis? Tem. Mas; Tem muito homem e muita mulher que não vai ser a vida inteira fiel sexualmente falando. Por isso os casais devem conversar sempre. E fazer suas clausulas de contrato de relacionamento. Tem gente que só vai olhar o facebook, celular do companheiro (a) para ver se descobre alguma escapadinha do outro para não sentir-se culpado e se permitir também dar sua escapadinha. Tem quem vai procurar e encontrar e seu mundo desmoronar e possivelmente acabar com a relação, mais será que vale a pena terminar a relação com alguém pq ela deu uma escapada? Isso vai depender da maturidade de cada pessoa e como cada um encara um relacionamento afetivo. Tem casais que irão de comum acordo experimentar sexo de outras maneiras, tem quem vai dar conta disso e tem quem não vai aceitar de jeito algum. Pessoas bonitas e feias traem. Pessoas desejam outras pessoas, são egoístas... Não espere muito das pessoas, espere de vc. Não deposite expectativas no outro, ele pode pisar na bola com vc há qualquer momento e por conta disso seu mundo vai acabar? Não gaste muito tempo tentando agradar o companheiro (a), prendendo a pessoa, exigindo oq ela não pode oferecer, aceite mais as limitações suas e do outro. Fácil? nem um pouco. Gaste menos tempo em igrejas e templos, a maioria deles estão em busca de respostas e tbm não as encontraram e não vão resolver seus problemas, a vida espiritual deve sim ter sua parte dedicada, uma ou duas vezes por mês tá bom, mais não fique preso em crendices, religiões, templos, sacerdotes, eles tem sua importância sim, mais não devem ocupar muito tempo de sua vida. Gaste seu tempo, fazendo churrasco na varanda, na laje, no quintal, na praça em qualquer lugar com seu amigos, gaste seu tempo viajando, olhando o mar, banhando-se na cachoeira, brincando com seus filhos, jogando algo divertido, brincando com seus animais, fazendo coisas alegres e com a presença de pessoas que vc gosta. Não espere muito das pessoas e nem de vc mesmo, no fim das contas ninguém consegue ser um deus ou deusa, somos parte da divindade, mas até os deuses tem seu lado ruim. Aceite as imperfeições suas e dos outros e conviva com as limitações da vida. Comportamentos graves como assassinato, corrupção, estupro, violências e agressões de todas as formas não devem ser admitidas e nem estimuladas, o certo e errado todo mundo sabe, já está internalizado, as pequenas falhas devem ser pesados com coerência. Viver é esta balança. É a regência do signo de Libra.

Vontade, Desejo e Foco.

05/02/2015 17:15

Para Abreviar o cansaço dos esforços um segredo: Pense em uma dívida no banco e o desejo de fazer uma viagem. A realização da viagem vai acontecer antes de você pagar a dívida no banco, uma porque tens a dívida do banco como punição, sofrimento e que lhe atormenta diariamente, já a viagem transborda seu coração e espírito de desejo, vontade e foco. O que faz as coisas se realizarem em nossas vidas é a Vontade, Desejo e o Foco. Eles se enfraquecem pq estamos pensando na dívida do banco, cheios de preocupações e distrações cotidianas. Mude a Postura Mental, tenha na Vontade, Desejo e Foco as condições de pagar a dívida e fazer a viagem na mesma intensidade de ardor e anseio. No transcorrer do tempo vc terá pago a dívida que lhe atormentava e também viajará. O modo como pensamos e coordenamos os nossos pensamentos que determinam obter e realizar desejos. Se focarmos toda a energia psíquica somente na viagem, não pagaremos a dívida que continuará servindo de "Ralo", escoando parte da força interna que deveria estar sendo usada para realizar mais desejos. O Objetivo é eliminar problemas, depois com consciência, treino e disciplina aprender a não criar mais situações problemas, isso vai aumentar quantitativamente as reservas de força pessoal que poderá ser aplicada para outras realizações. Observe as pessoas que vc considera vencedoras e de sucesso, elas possuem uma postura mental que não é vacilante, ela não se perde em milhares de hipóteses e conjecturas. Estas pessoas possuem Foco, Vontade e Desejo e usam estas 3 forças para criarem a realidade ao seu redor. O segredo é habilitar a mente para não vacilar como uma chama ao vento que se apaga num vento mais forte. Deve ser sim como uma imensa fogueira que aquece e ilumina tudo ao seu redor.

Terapeuta.

05/02/2015 17:13

Ser Terapeuta.
Vamos ao médico em intervalos maiores e quando necessário sua ação é bem definida e pontual, como um remédio ou cirurgia. Vamos ao terapeuta semanalmente com o mínimo de uma hora, as vezes um pouco mais. Com o terapeuta fazemos uma ligação emocional, com o terapeuta dividimos nossas alegrias, tristezas, conquistas, medos, dúvidas, violências, angústias e uma infinidade de emoções e sentimentos que são capazes de alterar a harmonia do corpo físico e de alterar nossas escolhas e decisões que refletirá por toda a nossa vida. O terapeuta por mais treinado que seja, jamais sairá cem por cento isento de um atendimento. No momento do atendimento o terapeuta será tocado pelas emoções do seu paciente; e ele, o terapeuta, reagirá à estes estímulos, é sabido por exemplo, que certas emoções liberam cortisol, que inibe a atividade do sistema imunológico, assim sendo, por muitas vezes no decorrer do dia o sistema imunológico do terapeuta oscilará, vai sorrir e vai chorar. Depois que terminou seu dia de atendimento o terapeuta irá entrar em contato com sua vida pessoal, que também possui altos e baixos. Ser terapeuta é uma profissão de entrega, de parceria, de intimidade, pois, encontros semanais inevitavelmente criará uma ligação, um elo psíquico que será o responsável pela manutenção e promoção da saúde do paciente. Quando o terapeuta toca o corpo do paciente, seja com manobras de massoterapia, fisioterapia, acupuntura, reiki, calatonia e tantas outras técnicas, o terapeuta está colocando seu corpo como veículo de intervenção, para proporcionar saúde, bem-estar e manutenção de sua vitalidade global. O terapeuta estuda, investe em técnicas, investe no seu aprimoramento para disponibilizar à você as melhores condições de não vir adoecer e poupar seu corpo físico e emocional. E evitar a perda de seu tempo acamado e gastando com remédios, afastamentos e interrupções de suas atividades cotidianas. Todo Terapeuta, é uma pessoa especializada em cuidar bem de você, com carinho, amor, dedicação, respeito e honestidade. As vezes o paciente vai ver seu terapeuta cansado, triste, as vezes desmarcará seu atendimento porque ele mesmo está doente e se cuidando; embora isso aconteça com menos frequência, isso pode acontecer. E essa relação estreita e próxima que faz desta profissão ser admirável, humana e merecedora de todo nosso respeito.

Consumo

05/02/2015 17:10

As Empresas, Indústrias,Comércios e a Publicidade Incentivam Consumir mais, logo, trabalhamos mais para poder consumir o que está sendo oferecido, logo, perdemos até o tempo de fazermos o nosso próprio almoço. Logo comemos mal, embutidos, conservantes e apressados voltamos para o trabalho. O corpo não aguenta e adoece. Logo consumimos mais remédios, implantes e cirurgias. Logo consumimos mais recursos naturais para a fabricação e manutenção disso tudo.

Tempo

05/02/2015 17:09

Some as suas horas de trabalho, tarefas de casa, trânsito, tarefas escolares, entre outras obrigações e veja quantas horas de um dia sobrou para você dedicar-se a si mesmo, realizar uma reflexão sobre sua vida, fazer atividades prazerosas e que lhe transborde de felicidade? Muito pouco. Agora some estas poucas horas diárias e as transforme em anos de vida. Você não vai gostar dos resultados obtidos, porém, os momentos que valeram são menores e o das obrigações maiores, logo a sua existência foi DESPERDIÇADA.

Ambiente

05/02/2015 17:03

Interessante Observar como o Comportamento Afetivo e Sexual das Pessoas Obrigatoriamente passam por questões sociais e o quanto a sociedade e cultura influencia o modo como as pessoas se relacionam afetivamente e sexualmente...Indo além das explicações biológicas para esta compreensão e se a criança desenvolve sua sexualidade à partir das percepções externas que ela tem, logo toda a sociedade e seus valores estão externos à ela. Reflita: Como você sente o abraço de uma pessoa conhecida de uma desconhecida? Tem ou não diferença? Isso é a percepção. Que com o passar do tempo vai desenvolvendo memória afetiva e circuitos operacionais nas redes neuronais. O meio ambiente nos molda.

Pensando....

05/02/2015 16:57

Na Cultura Negra Africana encontramos princípios, ética e bom-senso. Não vale o que se tem, mas o que você é. Não exigem de você nada além do que você pode e quer oferecer. Te respeitam em todas as singularidades e nem por isso você é punido ou penalizado como faz a nossa civilização ocidental. Existe hierarquia pautada no respeito aos mais velhos, aos pais e aqueles que se dedicam a produzir um meio social digno e próspero. É lamentável que o Brasil tem até hoje escolhido a ética torta dos colonizadores europeus. A ética Negra e Indígena são as melhores e disso não tenho dúvidas! A história revela os fatos por si só.

O Amor E Suas Nuances.

05/02/2015 16:48

Quantos homens arrumam amantes? Parceiras sexuais e as vezes com um tantinho de intimidade? Cultural ou não, parece haver em muitos homens uma insatisfação. Seria essa insatisfação da mulher também, porém ela expressaria de forma diferente? Quando uma mulher grávida ou alguns anos depois de ter seus filhos descobre que seu parceiro não tem olhos só pra ela, descobre que não existe um contrato de exclusividade? Sua ira, seu ódio infelizmente cairá sobre seus filhos, produto do homem que não pôde amá-la e desejá-la como idealizou. Assim, surgem os filhos amaldiçoados. Quantas mulheres lindas fisicamente e até emocionalmente não conseguem ter o olhar e desejo de seu companheiro somente para si? Revoltadas, indignadas e cheias de caprichos vingam-se como pode, destruindo tudo à sua volta. O ser humano vive pouco o amor, é a falta do amor, que cria tantos poetas, escritores, artistas, composições, filmes, tudo para tentar compensar a falta de amor que vivem as pessoas. Para alguns, o outro nunca será suficientemente, nunca será o bastante e partirá em busca de outros pseudo-amores. Será que ao invés de monogamia as pessoas passassem a viver a poligamia ou o poliamor, essas raivas, traições e sentimentos de abandono e rejeição deixariam de existir ou diminuiriam? Para o outro e não sabemos totalmente sobre o outro, teremos que aceitar que nunca seremos o bastante ou o suficiente para o nosso objeto de amor e isso dói, gera confusão e mágoa. E toda sorte de ressentimentos e destrutividade. Para alguns, só as puladas de cerca não é o suficiente, necessitando envolver-se emocionalmente com um número maior de pessoas. Para outros é o bastante, e interessante que parece, não é certeza, ser mais da necessidade do homem do que da mulher. Talvez porque as mulheres tenham filhos e possam amá-los ou destruí-los? Homens embora sejam pais, não geraram em seu ventre a vida, em parte há talvez a biologia atrapalhando e criando tantas confusões sobre vidas afetivas. Cada dia que atendo casais em separação, vejo um mundo de idealizações, egoísmo, descompromisso e sofrimento. Ser deixado (a), causa baixa auto-estima, a pessoa se pergunta o que tem de errado com ela e talvez esteja fazendo a pergunta errada ou fazendo uma pergunta incompleta. Deve-se perguntar o que a convenceu de que seu companheiro (a) só teria olhos para ela? É doloroso quando vemos que nossos companheiros estão trocando olhares com outras pessoas e muitas vezes sendo correspondidos, causando o ciúmes e a raiva, por naquele momento conscientizar-se que outras pessoas podem chamar a atenção de seu/sua companheiro (a). E que o contrato de exclusividade ser mais uma idealização do que um comprometimento com a relação. E neste processo existe a maturidade que vem com tempo e muitas vezes com a ajuda de psicoterapia. Relacionamentos afetivos são um desafio para muitos terapeutas. Existem tantas particularidades para ser observada e levada em conta que não dá pra dizer que todos vão passar pela mesma causa de aflição afetiva. As causas são diversas. O que fazer? Refletir constantemente sobre seus valores, ética, desejos, motivações, idealizações, anseios, fantasias, projeções, faltas psíquicas, sentimento de abandono e rejeição, aceitação de limites, aceitação que o outro não pensa e nem concebe o mundo igual a você, entre muitos outros pontos a serem considerados. Por isso, fazer terapia ajuda. Pois, um profissional pode olhar para estes e muitos outros pontos junto a você e assim construir alianças mais saudáveis e dentro do possível.

Questionar.

05/02/2015 16:36

Vejo todos os dias milhares de pessoas sendo exploradas. Suas vidas servindo de adubo para que a vida de alguns poucos cresçam floridas. Cheias de perfume embriagante atordoam e enganam os sentidos daqueles que não são inspirados a questionar o mundo que lhe cerca. Vejo todos os dias pessoas cheias de fé que sua vida irá melhorar e entra ano e sai ano a pessoa continua no mar de misérias. Alguns dizem que é carma. Carma é a palavra inventada pelos exploradores controlarem as pessoas pela crença e fé cega.